quinta-feira, 12 de abril de 2018

Meu Pai Rico e o despertar do investidor


Hoje vou contar como “conheci” meu “pai rico”, e o poder que as pessoas possuem para influenciar outras pessoas, isso serve pra você que já investe, como serve pra você que nunca investiu, quem sabe eu possa ser seu “pai rico”? Ou você ser o “pai rico” de alguém?

Tudo começou em 2012, eu estava no fim de minha solteirice, 26 anos bem curtidos de solteirice e por conseqüência, nenhum centavo guardado, pelo contrario, tinha algumas dividas, cartão de crédito e um financiamento de uma moto. Formado em Administração e funcionário publico concursado, gozava da estabilidade do emprego, porém possuía um baixo salário, meu concurso exigia somente ensino médio e o cargo? Assistente Administrativo, nada demais, não lembra exatamente quanto recebia naquela época, mas não ultrapassava dois salários mínimos.

Sem esperança de subir de cargo, mesmo possuindo faculdade e cursos, aliás, isso é muito mais do que as pessoas que recebiam mais do que eu tinham na época. E como belo sonhador, sempre imaginei que uma melhor formação seria igual a um melhor salário, bom, acho que a maioria já sabe, que não é assim que funciona, funcionalismo publico = política. E assim, me desiludi com a carreira publica e comecei a procurar emprego fora, e foi ai que vi o quão desvalorizado é a carreira de quem faz administração. Salários baixos, menores que o meu, e altas exigências. Um Salário de 1000 reais, pedia conhecimento em 3 programas, mais experiência de 2 anos e ainda tinha inglês como desejável, assim descobri também que a minha experiência como funcionário publica de nada adiantava.

Fiquei 1 ano pagando a catho, mandando currículo adoidado, e consegui 2 entrevistas. Na primeira, não fui bem sucedido, o entrevistador queria muito mais experiência do que eu tinha, nesse ponto eu já estava enviando currículos para salários menores, inclusive salários mínimos, apenas para ganhar a maldita da experiência e conhecimento em programas.

Até que fui fazer uma entrevista com um amigo do meu pai, QI é o melhor currículo, não adianta fingir que não é, o entrevistador era o chefe de um concessionária, sócio do dono em mais 2 empresas e pretendia abrir mais uma, Gérson era seu nome. E ele fez comigo uma entrevista bem profissional, como se fazem nas grandes empresas, testes de perfil e tudo. Até que na hora da ultima conversa, ele me fez a seguinte pergunta, eu não tenho vaga agora para Analista Financeiro, cujo salário é de 3 mil (quase o triplo do que eu recebia), mas tenho vaga pra vendedor, e os vendedores aqui tiram 6 mil, 7 mil por mês com comissão, você quer ?

Todo mundo que já leu pai rico pai pobre aqui, sabe do que eu estou falando. Mas eu não tinha lido naquela época, naquele tempo eu nem sabia o que era poupança direito. Então, eu imaginando que aquilo era um teste, para saber se eu queria carreira ou dinheiro, para saber se eu valorizava mais o conhecimento ou o imediatismo do salário mais alto. Respondi firmemente que preferia esperar por uma vaga de analista, que a minha carreira viria acima de tudo. E foi ai que minha vida mudou, ele me deu o livro do pai rico pai pobre e pediu que eu voltasse a conversar com ele.

Eu li o livro, e me apaixonei por finanças, eu queria o dinheiro trabalhando pra mim, eu queria a independência financeira, eu queria tudo aquilo, desde então li vários outros livros e coloquei o aprendizado financeiro como o foco primário. E claro, tentei fazer amigos, familiares todos para esse lado, queria todos se deslumbrando com o que me deslumbrou, e é claro que eu quebrei a cara, acho que todo mundo que investe aqui, já percebeu a dificuldade que é conversar sobre dinheiro. 50% das pessoas não gostam, 20% acha que entende mais que você, mesmo sem saberem nada, 20% acha q você não sabe do que ta falando e usam as frase mais manjadas

- Espera você casar pra você ver se consegue guardar

- É que você não tem filho, quando você tiver, quero ver você investir

- Não tenho tempo, trabalho muito a semana inteira e quando chego em casa quero descansar

- Você só pensa em dinheiro

Porém existem aqueles 10%, muito maior que aquele 1%, valem muito mais, então não desistam, eu não desisti e por isso criei esse blog. No próximo post, vou contar meu inicio, quanto eu guardava, onde eu investia, o que eu li, e contarei sobre os meus primeiros “discípulos”.
Tenho desde 2014 uma planilha de gastos, onde eu detalhava pra onde cada centavo ia, como uma planilha de investimento, demonstrando minha escalada de conhecimento

Ah, prometo que no próximo post vou colocar imagens, gráficos e planilhas :P
"O CONHECIMENTO É O MELHOR APORTE"
                                                 Autor: Eu 

obs: não sei se alguém já falou essa frase, eu pessoalmente, nunca ouvi, mas se alguem ja falou, desconsiderem a autoria kkkkk


18 comentários:

  1. Acompanhando sua historia.. Voce ainda é funcionario publico e é casado? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gari,
      Ainda sou funcionário público, mas ainda não sou casado, namoro a 6 anos,porém minha namorada esta fazendo faculdade e não possui nenhum ganho por enquanto :P, ah o casamento está nos planos. Então estou mantendo os investimentos em lugares onde eu possa mexer neles no futuro.

      Excluir
  2. No aguardo da 2ª parte da sua história!

    Ter um Pai Rico (no sentido do livro do Kyosaki, claro) é privilégio de poucos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o Gerson (pai rico) mudou muito minha vida e em pouco tempo, teve um impacto grande no que eu ja conquistei hoje.

      Excluir
  3. Isso é algo que aprendi cedo: não adianta tentar puxar os outros pra esse mundo. É coisa pra poucos. A maioria está anestesiada e totalmente satisfeita com a rotina. Tem gente que tem como objetivo de vida a rotina da corrida dos ratos.

    Vou te adicionar ao blogroll. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil IW, mas consegui trazer alguns pra esse mundo, outros estão no meio do caminho, e agora só depende deles. Mas realmente a grande maioria, prefere ficar culpando alguém ou alguma coisa, ou é o governo, ou a sorte, ou o chefe e por ai vai. Mas ainda acredito que vou conseguir mais pessoas :D

      Excluir
  4. História boa! Também sou funcionário público, é foda, vc realmente não tem valor, a única coisa boa é a estabilidade, de resto é a mesma merda da iniciativa privada.

    Quanto às finanças, é muito duro começar tarde a poupar, o tempo passa e você além de estagnado fica à mercê de um salário baixo. Estou no aguardo da 2ª parte da história, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Este livro para mim foi revelador. Leitura fundamental. Já escrevi sobre ele, depois veja aqui...
    http://abacusliquid.com/pai-rico-pai-pobre/
    http://abacusliquid.com/ativos-e-passivos/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sim Uorrem,

      Esse livro é o primeiro que eu indico pra todo mundo que eu tento trazer pro nosso mundo

      Abraço

      Excluir
  6. Show de bola meu caro . Nunca é tarde para acordar para o mundo real.

    Só que eu nao teria nunca recusado o cargo de vendedor kkkk.

    Mas voce falou uma coisa que é fato.. Impossivel tentar ajudar na matrix que vivemos , e quando tentamos , sempre acabamos sendo incoveniente.

    Salomão fala sobre isso várias vezes na Biblia.

    Todo mundo que conhece a Real e adquiri o conhecimento quer repassar ele para frente , mas oque devemos fazer é ficar calados para não passar raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarde é não começar

      Na época eu achei q era uma pegadinha de entrevista, e segui firme na teoria da carreira

      Mas fazer, serviu pra me acordar nao tenho do que reclamar hoje :P

      Poisé, muita raiva, mas pelo menos consegui convencer alguns
      Acho q isso é o que me mantem tentando :P

      Excluir
  7. Como disseram, nunca é tarde !!! ótimo post !!

    ResponderExcluir
  8. Fala, Inv Realista.

    Creio que o seu desejo de mudança foi a força motriz de tudo que aconteceu na sua vida, partiu de você.

    Aguardando os novos capítulos da história. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeitona, muito obrigado

      Passei pelo seu site, boas informações, parabéns

      Te adicionei aqui no blogroll :)

      Excluir
  10. É isso ae IeR as pessoas comuns tem o instinto de seguir em manada, nesse aspecto vamos na contra mão, tenho certeza que lá na frente vamos servir de inspiração e fazer valer o Ditado : "A palavra induz e o exemplo arrasta!"

    Se possível da uma olhadinha lá no Blog depois

    https://aprendizamilionario.blogspot.com.br/

    Adicionado ao blogroll ;)

    ResponderExcluir

Tenha rendimento antes mesmo de Investir

Após descobrir o Tesouro, comecei a pesquisar mais, queria uma rentabilidade maior do que o Tesouro Selic me pagava, não me convenci de qu...