quarta-feira, 16 de maio de 2018

Tesouro Direto, Nosso Primeiro Tesouro e o Segundo Degrau

Boa Tarde meu povo e minha pova,

Vamos dar continuidade na história.

No post passado, contei os livros que li, contei sobre meu controle financeiro, contei sobre a parceira e no final, falei sobre o nosso segundo passo, o Tesouro direto, e é por ele que começarei o post de hoje.

Conforme eu fazia conta, mais eu vi, que aumentar a % de retorno dos investimentos, dependia apenas de mim, diferentemente de aumentar meu salário e assim aumentar os aportes, o retorno era algo que só dependia de conhecimento e aplicação deles.

Sendo assim, pesquisei sobre o tesouro direto, e no começo, ninguém quer perder dinheiro, então quase que todo mundo é avesso ao risco, nossa idéia é o dinheiro crescer todo dia e no começo não entendemos uma pequena baixa num mês.

Então foi assim, que eu comecei, qual produto do tesouro direto, eu não tenho risco de perder dinheiro?

Primeiramente, o que é o Tesouro direto? como funciona ?

Tesouro direto, nada mais é, do que um empréstimo de dinheiro ao governo, você, cidadão esperto, que ao invés de pedir dinheiro emprestado e pagar juros, resolve tirar um pouco de dinheiro do governo, só pra variar um pouco. Já que ele gosta de cobrar da gente e tirar uma parte de tudo que a gente ganha, vamos tirar um pouco dele também.

                                            Dilmona estava sorridente com essa minha descoberta

Tio Chato: Ta maluco, é que você é moleque e não viu o confisco da poupança, não quero perder meu dinheiro não, esse governo já rouba tudo, vai confiar nele? Vai perder seu dinheiro todo
Ti Chato: Quando o governo ficar com todo o seu dinheiro, eu vou falar, eu te avisei hein..

Investidor Realista: Calma Tio Pampers (Tio Cagão), a poupança foi a exceção, não a regra. E justamente por isso, o tesouro direto é seguro, nunca houve uma exceção nele, não houve nenhum confisco. Ele é tão seguro quanto a poupança, se o governo fizesse algo com esse dinheiro, a credibilidade do país iria para o ralo, porque diferentemente da poupança existem muitos investidores institucionais e consequentemente, muitos estrangeiros, com dinheiro ali.

Então, Risco zero :D
Mas....
Existe jeito de perder dinheiro no Tesouro direto e vou contar brevemente abaixo.

                                                       Investidor Newbie quase teve um ataque cardíaco lendo isso

Existem 5 modalidade para tirar dinheiro do governo :D

IPCA +
IPCA + com juros semestrais
Pré Fixado
Pré Fixado com juros semestrais
SELIC

4 deles, você pode tirar menos dinheiro do que colocou, existe um certo risco de isso acontecer

                                                                  Perigo, Perigo, Perigo

Calma  Investidor Newbie.
Só é possível, perder dinheiro, caso você retire antes do prazo estipulado, se você ficar com o dinheiro lá no investimento, até o prazo final, esse risco é 0.

Explico, você empresta para o governo R$ 1000, com uma taxa de 10%. Porém, nos meses a  inflação dispara, os juros sobem no país inteiro e o governo aumenta a taxa SELIC para 15%, o que acontece ?
Todos os investimentos estarão dando juros maiores, pois ninguém colocaria dinheiro em um lugar onde pague menos que a inflação ou que pague menos que a poupança etc...

Então o governo é obrigado a dar incentivos melhores, pra gente emprestar dinheiro pra ele, e assim aumentam os juros que eles pagam, MAS SOMENTE NOS NOVOS EMPRÉSTIMOS.

Investidor Newbie: Po, eu sou malandrão, vou tirar meu dinheiro dali e colocar nos novos empréstimos kkkk

Investidor Realista: É ai que tá, malandro todo mundo é, só que se você for resgatar o dinheiro, quem vai querer seu empréstimo? Sua "Nota promissória" ? Quem vai querer ganhar 10%, quando tem gente ganhando 15%?

Ai seu dinheiro sofre um sangramento, e você pra resgatar perde uma parte, a "pessoa" que fica com ele, te paga só R$ 700 pra ficar com ele, e bum, você perdeu dinheiro.

Isso só não ocorre no Tesouro SELIC ali, isso porque quando o governo aumenta a taxa SELIC, o seu investimento que tem retorno igual a taxa SELIC aumenta também, os outros tem rendimento fixos e por isso sofrem.

No caso dos IPCA, é uma % fixa + a taxa IPCA
No caso dos Pré fixados,  é só uma taxa fixa

Explicações a parte, eu sabia que eu estava apenas no começo dos meus estudos financeiros, e imaginava que iria encontrar investimentos melhores que o tesouro direto, então não queria ficar com ele preso no Tesouro, alguns investimentos la tem vencimento para 2050, e o mais recente, tem vestimento para 2021.

Então optei pelo Tesouro SELIC
Essa mudança me deu um retorno 0,23% maior do que eu tinha na poupança e praticamente a mesma liberdade que eu tinha para movimentar meu dinheiro.

Obs: Na poupança, a retirada é imediata, porém o juros é mensal, você só recebe os juros, de 30 em 30 dias, caso você retire após 29 dias, você não recebe o juros.

Isso não ocorre no Tesouro direto, pois la o rendimento é diário, rende todo dia útil, porém, demora em média de 2 a 3 dias para você ter esse dinheiro na sua conta.

É claro que não pulei de cabeça, uma coisa é a teoria, outra é a prática, fui transferindo aos poucos para o Tesouro Selic e fechei meu ano de 2014 assim

E foi assim, que subi o segundo degrau

                          Esta era minha situação no final de Dezembro, e quanto eu ganhei sem fazer "nada" 




3 comentários:

  1. Nunca investi no tesouro direto, porém ultimamente no site https://yubb.com.br, faço simulaçoes e o tesouro pré-fixado mesmo com retirada antes do vencimento parece que esta valendo a pena, mais do que LCI/LCA que são meus investimentos de renda fixa favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Stifler Pobre,

      Citei a pior situação, mas o inverso também ocorre, eh possivel obter ganhos maiores no tesouro em casa de queda da taxa selic :P

      Eu gosto bastante do tesouro direto, frente a alguns investimentos como cdb/lc/lci/lca, ele te da uma liquidez boa, mas é importante ficar de olho nas noticias econômicas, pra saber o rumo da Taxa Selic.

      E é aquilo, é sempre bom ter uma certa quantidade de dinheiro com liquidez, pra não perder alguma oportunidade de investimento passageira :P

      Excluir
  2. Show de bola meu caro. Está evoluindo legal

    ResponderExcluir

Tenha rendimento antes mesmo de Investir

Após descobrir o Tesouro, comecei a pesquisar mais, queria uma rentabilidade maior do que o Tesouro Selic me pagava, não me convenci de qu...